diHITT - Notícias BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 7 de julho de 2009

Jeremias ou Pedro?

Olá!

Que Deus continue abençoando sua vida!


Muitos que acessam este blog sabem que eu sou pastor e que não tenho o meu sustendo do pastorado, para o qual dedico trabalho apenas. Meus recebimentos são fruto de outros trabalhos, como as propostas que aqui indico!


Por ser pastor, sempre estou em contato com a Bíblia. E gosto de observar os exemplos Bíblicos, quer para a minha devocional, para as pregações ou estudos, ou até mesmo para pensar em aspectos da vida como um todo.


Gostaria de compartilhar neste espaço sobre dois personagens Bíblicos. Um deles deve ser mais conhecido que o outro, por conta de divulgação de denominações religiosas: Jeremias e Pedro.


Jeremias é um profeta do Antigo Testamento. Temos dois livros reconhecidos como sendo de sua autoria. No mundo antigo, a questão de direitos autorais era diferente da que temos hoje em dia e mesmo que a pessoa não tivesse escrito, mas se alguém escrevesse a partir da ideia dessa pessoa ou escrevesse sobre a vida dela, a autoria era designada para quem deu a ideia ou era a personagem principal do texto. Mesmo que outro escrevesse, o autor ficava como sendo a personagem principal, quer pela ideia ou por se contar sua história.


Em meios religiosos, esse profeta é conhecido como "profeta chorão". Seus textos são duros, há até um que ele faz referência negativa ao dia do seu nascimento. Mas isso porque Jeremias viu coisas muito duras em seu tempo: foi nos seus dias que Jerusalém foi destruida por conta da invasão Babilônica, que levou o povo judeu para o exílio. O Templo foi destruido, a cidade arrasada, o rei foi preso e teve seus olhos vazados, e o povo perguntava para Jeremias o que fazer! Quando ele dizia, o povo negava o que ele falava e ainda o obrigava a fazer diferente! Não davam ouvidos, mesmo no meio de destruição. E Jeremias viu mesmo muitas coisas ruins e teria muitos motivos para ser um "profeta chorão". O seu segundo livro chama-se Lamentações de Jeremias! Parece mesmo ser um grande lamento no meio de todos os problemas que ele viveu e viu em seus dias.


Deixando Jeremias um pouco, vamos pensar em Pedro. Esse, discípulo, apóstolo, acompanhou Jesus em Seu ministério. É mais conhecido por ser tido como um líder de seu tempo. Muitos filmes, livros, histórias são contadas sobre Pedro.


Quero insistir em algo: Pedro viu muitas coisas boas. Muitos dos milagres de Jesus, ele estava lá. Se é que não estava em todos os que são relatados na Bíblia, nos Evangelhos! Isso porque, se fizermos uma leitura cuidadosa dos Evangelhos, vamos ver que Pedro, Tiago e João eram os discípulos que acopanhavam Jesus até em alguns momentos que os outros não iam. Há milagres que todos souberam, mas esses presenciaram, como a Transfiguração, por exemplo.


Todos os discípulos teriam motivos para se alegrar com as lembranças do que ouviram e viram nos dias que andaram com Jesus, mas Pedro, Tiago e João seriam os que teriam mais para lembrar. E Pedro, aquele que caminhou sobre as águas, sentiu as águas debaixo de seus pés, sentiu a dúvida e ainda foi amparado pelo Senhor Jesus, seria o que mais teria para lembrar e se alegrar.


Quando pensamos que Jeremias que viu coisas ruins em seus dias tinha motivos para ser alguém chateado com as coisas, da mesma forma temos que imaginar Pedro se alegrando com as situações e tendo muitas coisas boas para se lembrar no momento da angústia. Jeremias poderia se lembrar de muitos momentos ruins e Pedro, de muitos momentos bons. Logo, mesmo nos dias ruins, de angústia, Pedro teria mais chance de buscar na lembrança algo para ter certeza que as coisas mudariam do que Jeremias.


Pedro chega a afirmar que se fosse para Jesus morrer, ele iria junto! Bom... ele foi repreendido por Jesus por dizer isso, ou melhor, por deixar o inimigo de nossas almas dizer isso através dele. E quando Jesus foi preso, Pedro que teria muitas coisas boas para lembrar e tentar se amparar nesse momento difícil e acreditar que algo ainda poderia acontecer, rapidamente nega a Jesus e muitos de nós conhece essa história.


Parece que seria mais fácil para Jeremias, que deve ter visto coisas boas também em seus dias, mas que teria mais facilmente a chance de lembrar de coisas ruins, tomar uma atitude fatalista, de medo diante da possibilidade de prisão e morte. Porque Pedro tinha o medo de ser preso também e até ser morto por assumir que conhecia Jesus.


Mas, ao ler Lamentações de Jeremias, eu vejo no capítulo 3, versículo 21: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Jeremias, que viu tantas coisas ruins e que possivelmente poderiam brotar mais facilmente de sua memória, quer se lembrar do que pode lhe dar esperança. Quer lembrar de momentos alegres, dos momentos bons, onde viu a intervenção de Deus. Os momentos tristes estavam diante dele, mas ele queria lembrar dos momentos bons e ter esperança que as coisas poderiam mudar!


Pedro, diante de um problema, mesmo tendo muitas lembranças boas, se deixou abater pelo momento. Jeremias, podendo pensar em muitos momentos ruins, quer lembrar dos bons momentos para ter esperança de que as coisas podem mudar.


Você quer ser como quem? Os momentos ruins virão. Não porque eu quero! Mas porque eles acontecem. O que você prefere: se lamentar diante deles, ter medo e até se acovardar, desistindo, ou quer se lembrar de outros momentos que foram favoráveis (porque eles também existiram e existem) para ter novas forças para acreditar que as coisas podem mudar? Muitos fazem como Pedro no primeiro momento... Pouco fazem como Jeremias...


Claro que Pedro mudou de atitude depois! Mas quero me concentrar nesse momento histórico e dizer para você: quando as dificuldades estiverem em sua frente, lembre-se de momentos em que as coisas foram favoráveis. Será mais fácil enfrentar o problema com essa lembrança. Em vez de desistir, você vai ter a chance de ver as coisas mudarem! Não pense em Jeremias como "chorão", mas como um visionário! Pense em Jeremias como o Pedro depois dessa experiência, depois da ressurreição, o Pedro que nós conhecemos. E deixe de lado a atitude pessimista diante das dificuldades. Diferente de Pedro quando da prisão de Jesus, enfrente as dificuldades, com as lembranças dos momentos agradáveis e saiba que as coisas vão se acertar! Não se deixe dominar pelo medo diante da dificuldade. Não se deixe dominar pela insegurança! Lembre-se que as coisas podem mudar. Lembre-se de dias que foram melhores e busque nessas lembranças a esperança para alterar o momento da dificuldade!


Que Deus continue abençoando sua vida!


Forte abraço!
Ricardo, pastor
http://www.compartilhandoafe.com.br/
http://www.quemtemjesusmerecemuitomais.net/
http://www.oportunidades.compartilhandonaweb.com.br/


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails