diHITT - Notícias BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Acertamos sempre na primeira?

Todos nós queremos o sucesso. Esperamos conquistar, alcançar, usufruir, ter. Quem sabe outros tantos verbos poderiam ser acrescentados a esta lista. Mas queremos sempre "tudo do bom e do melhor".

Não é diferente ao desenvolver um negócio próprio, no mercado tradicional ou em MMN. Queremos alcançar o sucesso, acertar "na mosca" e conquistar o que queremos e esperamos.

Agora, acertamos sempre na primeira? Acho que se fosse assim, não existiriam borrachas, o chamado "branquinho" (corretivo) ou a tecla "delete" no teclado.

Você nunca usou a tecla "delete" em um texto? Se sim, é porque não acertou na primeira, não ficou tão bom ou havia mesmo um erro! Antes de postar este texto, eu usei a tecla "delete", mas não desisti de escrever!

Da mesma forma, na vida temos essa situação: o sucesso é alcançado quando temos a capacidade de realizar algo, acertando na primeira tentativa ou não. Se não realizarmos nada, não acontecerá nada. Se realizarmos algo, pode ser que dê certo, mas pode ser que dê errado. Para chegar ao sucesso, não temos que querer acertar sempre na primeira! Esse é o ideal, claro e como será bom se puder ser assim.

Mas chegaremos ao sucesso quando acertarmos na primeira algumas vezes e quando reconhecermos nossos erros numa tentativa, sem desistir. Muitos, ao errar, podem querer desistir! Não faça isso! Comece de novo. Acerte onde errou, comece do zero, mas faça. Na verdade, você nunca vai começar do zero quando errar algo e recomeçar, porque você já saberá como não fazer.

Descobrir como não fazer é aprendizado, quando aprendemos a recomeçar! Há um filme onde um diálogo pode passar desapercebido por muitos, mas que chamou a minha atenção desde a primeira vez que assisti:

No filme "A lenda do tesouro perdido", no momento que se pensa em como "roubar" a declaração de independência dos Estado Unidos, os personagens conversam sobre como fazer. E quando, aparentemente, se descobre que é impossível (um dos personagens queria provar mesmo que era impossível), uma possibilidade é declarada. Antes de declarar a possibilidade, Nicolas Cage diz algo assim

"Thomas Edison para inventar a lâmpada, fez 200 tentativas que não deram certo. Quando perguntado se tinha errado, ele respondeu que não, que na verdade ele tinha descoberto 200 formas de como não fazer. Mas ele só precisava de uma certa".

Se ele tivesse desistido, quando a lâmpada teria sido inventada? Teria sido inventada ou haveria outra solução? Ainda usaríamos tochas? Não sei. O que sei é que esse exemplo nos mostra que podemos não acertar na primeira. Acredito que será bem mais fácil não acertar na primeira! Mas não podemos desistir se isso acontecer.

Devemos buscar inspiração, capacitação, no mínimo pensar mais a respeito, e ir em busca do sucesso!

Faça isso! Busque o sucesso! Não desista porque algo deu errado. Entenda o que deu errado e busque o sucesso. Se precisar, busque aconselhamento, faça cursos, busque alternativas, mas não desista! A chave do sucesso é acertar algumas vezes na primeira e não desistir quando não acertar "de cara" na maioria das outras vezes, mas aprender com os erros na busca do melhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails